contabilidade para dentista.png

Quem escolhe Odonto como profissão, certamente não faz pensando só no dinheiro, em quanto renderá seu consultório. Ser cirurgião-dentista requer gostar de pessoas e saber como lidar com elas. Além disso, o profissional não pode se dar ao luxo de parar de estudar. Novas técnicas surgem a toda hora, e as atualizações são cruciais para o sucesso nos tratamentos.

Ter o seu próprio consultório é algo que requer um investimento alto, sem falar no fato de lidar com materiais de alto custo, manutenções ou compra de novos equipamentos para auxiliar no dia a dia. À medida que seu trabalho cresce, há demanda por outras pessoas, como auxiliares, recepcionista, ou seja, tudo o que um negócio precisa.

Por mais que o dentista seja apaixonado pelo que faz, não há como se esquecer de que seu consultório ou sua clínica é um negócio e, como tal, é regido por leis. Portanto deve seguir regras específicas como as dos Conselhos Federal e Regional de Odontologia.

Mesmo com a adesão de softwares de gestão para clínicas, há certos pontos que eles não contemplam e que podem fazer toda a diferença no seu negócio. Embora a tecnologia esteja avançada e, de fato, nos auxilia por demais em várias tarefas, há algumas atividades que não são substituíveis, como é o caso de uma contabilidade especializada.

4 motivos para ter uma contabilidade para dentistas

O contador é quem se responsabiliza por atuar com diferentes setores de uma empresa, com foco no que tange à sua vida financeira, tributária, econômica e patrimonial. Devido à sua importância, ele deve ser sempre consultado, pois cuida de todos os documentos e ainda faz análises de balanço, entre outras obrigações.

Veremos, a seguir, 4 motivos para os dentistas terem uma contabilidade especializada.

Motivo 1 – Exigências Legais – nada de multas

Na hora de abrir uma empresa, o contador é aquele que reúne as qualificações para lidar com o assunto. Afinal, há uma série de exigências legais a serem observadas, como o registro em diversos órgãos:

  • Conselho Regional de Odontologia;
  • Junta Comercial;
  • Secretaria da Receita Federal (para obter o CNPJ);
  • Vigilância Sanitária;
  • Sindicato da Classe;
  • Caixa Econômica Federal devido ao recolhimento de INSS e FGTS.

Ademais é bom verificar junto à Prefeitura se o zoneamento urbano permite a fixação de uma clínica no local. Além de que a ANVISA vê os consultórios como sendo área crítica e, portanto, a agência faz vistorias periódicas a fim de verificar se todas as exigências estão em ordem.

Cada um desses registros requer documentos específicos e, em alguns casos, taxas a serem pagas. No mais, ainda há mudanças corriqueiras na legislação, com normas e leis surgindo a cada instante, inclusive no âmbito trabalhista.

Ainda que não abra agora sua clínica, manter a documentação em dia ajuda a não gerar consequências fiscais, jurídicas e financeiras no futuro. Pode-se evitar isso facilmente com uma contabilidade. Dessa forma, a regularização da sua empresa é crucial para a saúde dela a longo prazo.

Motivo 2 – Planejamento tributário – aumentando os lucros

Um dos motivos pelos quais muitos consultórios elevam sua produtividade, mas não veem os lucros subirem, é porque fizeram a escolha tributária errada na hora de recolher os impostos. Planejamento tributário é básico desde o início até o fim dos negócios.

regime tributário pode ser pelo:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

As alíquotas desses regimes variam umas das outras. Uma contabilidade para dentistas sabe avaliar qual a mais indicada para o seu caso, principalmente se houver sócios ou outros parceiros de negócios com os quais os lucros têm de ser rateados.

Dessa forma, a melhor opção sobre como se dará o recolhimento de impostos pode ser a diferença competitiva para sua clínica em meio a um segmento com tanta concorrência.

Motivo 3 – Livre de burocracia – foco no negócio

Como você notou, contador lida com muita papelada. Isto é, depois de atender a vários pacientes, buscar atualização, seja por meio de cursos ou literatura, você não terá tempo para lidar com formulários, fazer cálculos, acompanhar tributos e folha de pagamento.

Fazer toda a gestão de colaboradores dá muito trabalho, em especial quando tem entrada e saída de funcionários, cálculo de férias, sem falar nas novas formas de contratação.

Com uma contabilidade especializada toda a burocracia do seu negócio é feita por ela, uma vez que é inerente à sua atividade, deixando você mais livre para ter foco nos pacientes e na área para a qual se preparou tantos anos.

Motivo 4 – Fluxo de Caixa – para onde vai seu dinheiro?

Por fim, todas as entradas e saídas de dinheiro do negócio vão para o Fluxo de Caixa, que é um controle das finanças da empresa. Ou seja, registre toda transação financeira, por menor que seja: tudo o que comprou ou pagou.

É comum que a cada três meses as empresas se valham de três documentos cruciais para, não apenas avaliar a saúde financeira da empresa, mas também tomar decisões estratégicas. São eles:

  • Demonstração dos resultados do exercício;
  • Balanço patrimonial;
  • Demonstrativo de Fluxo de Caixa.

Com a contabilidade especializada, você terá um real Raio-X do seu negócio, que o ajudará a ver os pontos fracos fortes da clínica. Baixe então uma planilha de Livro-Caixa para você ter uma ideia da sua relevância.

Contabilidade para Dentista: por que fazer?
Classificado como: